2.4.5 - Procedimento para gerar boletos
Passo a passo de como emitir as contas no SINDIS, criar a remessa para envio ao banco e processar o arquivo de retorno no SINDIS.
1º) Você cria as contas na base SINDIS (contribuição > processos > recebimento de contribuição)
2º) Você cria um arquivo de remessa para enviar ao banco (contribuição > processos > arquivo de remessa)
3º) Você extrai o arquivo e envia para o banco do sindicato.
4º) Você pega o arquivo de retorno do banco e processa no SINDIS. Este é o arquivo que você vai conseguir visualizar o que aconteceu com a conta, se ela foi registrada com sucesso, se foi rejeitada, se a conta foi baixada e etc. (Contribuição > processos > arquivo de retorno)
5º) Se a conta tiver sido registrada corretamente, você emite o boleto em PDF e envia para o cliente.
Criar contas
Para criar as contas de contribuição para seus sindicalizados, basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > PROCESSOS > RECEBIMENTO DE CONTRIBUIÇÃO
Nela você realiza o filtro que deseja, selecionando pelo menos os campos em amarelo (campos obrigatórios no SINDIS).
OBS 1: No campo Tipo de Contribuinte, você tem duas opções:
º Especificar qual o sindicalizado/empresa que você quer emitir a conta de contribuição.
º Ou deixar o campo vazio, assim o sistema irá interpretar que emitirá as contas de contribuição para todos os sindicalizados/empresas que possuem a opção habilitada em seu cadastro.
Após gerar todas as contas que deseja, é necessário emitir o arquivo de remessa para passar as informações dessas contas ao banco, e com isso, realizarem o registro dos boletos. Basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > PROCESSOS > ARQUIVO DE REMESSA DE CONTRIBUIÇÃO.
Oferecemos vários campos para realizar o filtro e encontrar as contas que deseja para criar a remessa, mas de modo geral, basta preencher os campos destacados em vermelho.
- CONFIRMADA - Indicativo de que a conta foi Registrada com sucesso e está disponível para seu cliente realizar o pagamento
- REJEITADA - Indicativo de que a conta não foi Registrada. Existem diversos motivos para uma conta ser rejeitada, neste caso recomendo que nos peça ajuda para saber o motivo.
- LIQUIDADA - Indicativo de a conta foi paga, e ao processar no SINDIS, as mesmas terão sua situação atualizada para BAIXADA.
- ALTERADA - Indicativo de que a alteração foi realizada com sucesso (alteração de data de vencimento, alteração de valor e etc).
Basta selecionar a conta bancária referente ao arquivo de retorno, anexar o arquivo e carregar. Caso os dados estejam corretos, basta SALVAR.
Download do boleto PDF
Após todo o procedimento para registro das contas no banco, o SINDIS te dá a opção de emitir os boletos em PDF para envio. Basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > CADASTROS > CONTA A RECEBER
Basta selecionar a(s) conta(s) que deseja, ir em "MAIS AÇÕES" e selecionar emitir boleto.