Criar contas

Para criar as contas de contribuição para seus sindicalizados, basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > PROCESSOS > RECEBIMENTO DE CONTRIBUIÇÃO

Nela você realiza o filtro que deseja, selecionando pelo menos os campos em amarelo (campos obrigatórios no SINDIS).

OBS 1: No campo Tipo de Contribuinte, você tem duas opções:

º Especificar qual o sindicalizado/empresa que você quer emitir a conta de contribuição.

º Ou deixar o campo vazio, assim o sistema irá interpretar que emitirá as contas de contribuição para todos os sindicalizados/empresas que possuem a opção habilitada em seu cadastro.

OBS 2: Abaixo terá um botão de "MAIS OPÇÕES", nele você consegue utilizar outros tipos de filtros (filtrar por categoria, classificação, grupo, região, estado e etc) e também utilizar a cobrança inteligente, caso queira cobrar somente sindicalizados/empresas que realizaram pagamento desde algum determinado ano e dentre outras opções.

Criar arquivo de remessa

Após gerar todas as contas que deseja, é necessário emitir o arquivo de remessa para passar as informações dessas contas ao banco, e com isso, realizarem o registro dos boletos. Basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > PROCESSOS > ARQUIVO DE REMESSA DE CONTRIBUIÇÃO.

Oferecemos vários campos para realizar o filtro e encontrar as contas que deseja para criar a remessa, mas de modo geral, basta preencher os campos destacados em vermelho.

A remessa será criada em um arquivo compactado (.zip), será necessário extrair este arquivo para enviar ao banco.

Envio da remessa para o banco

Após extrair o arquivo .REM, basta acessar o portal do banco e enviar o mesmo. A interface do Bradesco que deverá acessar é semelhante a da imagem abaixo:

Em caso de dúvidas, segue um passo a passo disponível na internet: https://suporte.boletosimples.com.br/article/jhy8x1aji9-como-enviar-o-arquivo-de-remessa-ao-bradesco

Processar arquivo retorno

Após algumas horas do envio da remessa, o banco disponibiliza um arquivo .RET contendo um "feedback" das contas enviadas na remessa. A interface do Bradesco que deverá acessar para obter este arquivo é semelhante a da imagem abaixo:

Em caso de dúvidas, segue um passo a passo disponibilizado na internet: https://suporte.boletosimples.com.br/article/vg671ocnmw-como-baixar-o-arquivo-retorno-do-bradesco
----------------------------------------------------------------------------

Já no SINDIS, é necessário processar este arquivo de retorno (.RET) para conseguir visualizar as informações e as ações que foram realizadas em cada conta. Basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > PROCESSOS > PROCESSAR ARQUIVO DE RETORNO

São 4 tipos básicos de ação:
  • CONFIRMADA - Indicativo de que a conta foi Registrada com sucesso e está disponível para seu cliente realizar o pagamento
  • REJEITADA - Indicativo de que a conta não foi Registrada. Existem diversos motivos para uma conta ser rejeitada, neste caso recomendo que nos peça ajuda para saber o motivo.
  • LIQUIDADA - Indicativo de a conta foi paga, e ao processar no SINDIS, as mesmas terão sua situação atualizada para BAIXADA.
  • ALTERADA - Indicativo de que a alteração foi realizada com sucesso (alteração de data de vencimento, alteração de valor e etc).

Basta selecionar a conta bancária referente ao arquivo de retorno, anexar o arquivo e carregar. Caso os dados estejam corretos, basta SALVAR.

Download do boleto PDF

Após todo o procedimento para registro das contas no banco, o SINDIS te dá a opção de emitir os boletos em PDF para envio. Basta acessar a tela: CONTRIBUIÇÃO > CADASTROS > CONTA A RECEBER

Basta selecionar a(s) conta(s) que deseja, ir em "MAIS AÇÕES" e selecionar emitir boleto.