Gerenciamento de convenção coletiva
Passo a passo para gerenciar convenções coletivas e receber alertas de convenções que estão prestes a vencer.
1 - Habilitar o processo para os usuários responsáveis
Para que um usuário tenha acesso ao gerenciamento das convenções coletivas e receba os alertas de vencimento, é necessário habilitar o nível de acesso correspondente.
Caminho: Módulo Administrativo > Cadastros > Usuários
- Localize o cadastro do usuário desejado;
- Habilite o nível de acesso “Processo Convenção Coletiva”.

Após essa habilitação, o usuário poderá acessar a tela de gerenciamento de convenções coletivas dentro do cadastro das empresas e passará a receber os alertas de convenções prestes a vencer, conforme definido no cadastro da empresa.
2 - Cadastro da documentação da convenção coletiva no cadastro da empresa:
Caminho: Módulo Administrativo > Cadastros > Empresa
Acesse a aba “Anexo”, clique em “Criar nova linha”, habilite o campo “Convenção Coletiva”, anexe o documento da convenção e defina a data de vencimento da mesma.
- Campo “Dias para alerta de vencimento”: Define com quantos dias de antecedência o sistema exibirá o alerta de vencimento da convenção para o usuário.
- Mensagem de alerta de vencimento: Texto exibido no alerta. É possível manter a mensagem padrão ou personalizá-la conforme desejado.

Após o fim de uma convenção e o início de uma nova, o usuário pode manter o histórico da convenção anterior apenas desmarcando o campo “Convenção Coletiva” e cadastrando a nova conforme explicado acima.
3 - Alerta de vencimento das convenções
Com as convenções devidamente cadastradas no sistema, ao iniciar a sessão, o sistema exibirá um alerta na tela inicial, para cada empresa com convenção próxima do vencimento. O alerta mostrará o texto cadastrado pelo usuário e oferecerá as seguintes ações:

- Continuar: Fecha o alerta.
- Ir para o cadastro da empresa: Abre o cadastro da empresa com a convenção vencida ou próxima do vencimento.
- Visualizar relatório: Gera um relatório em PDF com as informações da empresa.
O sistema exibirá os alertas de acordo com a quantidade de empresas com convenções vencidas ou próximas do vencimento.
4 - Relatório de empresas com convenções ativas
É possível gerar um relatório no caminho: Módulo Administrativo > Relatórios > Vencimento de Convenções
O usuário poderá gerar o relatório em PDF, aplicando filtros por:
- Nome da empresa
- Período de vencimento
- Cadastro de convenções
- Dias restantes para vencimento

5 - Configuração de e-mails para alertas de vencimento
Para habilitar o envio de e-mails relacionados ao vencimento de convenções, o usuário deve acessar:
Módulo Administrativo > Cadastros > Configurar E-mail de Convenção > Criar Novo
As configurações necessárias são:
- Definir a mensagem que será enviada;
- Incluir os e-mails que receberão os alertas;
- Informar os dias de antecedência para iniciar o disparo dos e-mails sobre convenções vencidas


